Akita ou akita inu (em japonês: 秋田犬)

Conheça a raça milenar mais amada e respeitada!

 

Incrivelmente Dedicado e Fiel

Todo cão é fiel e companheiro, porém, os Akitas Inú possuem essas características ainda mais afloradas. São cães que historicamente são extremamente fieis e dedicados aos seus donos, seu bem mais precioso será sempre sua família, quem tem um Akita em casa tem o privilégio de descobrir que não há no mundo um amigo mais companheiro e presente, essa parceria entre Akitas e humanos é tão linda que já foi parar nos cinemas, gerou monumentos em homenagem e o amor e reconhecimento de todo o mundo e em especial claro o Japão.

Higienico, Silencioso e Reservado

O Akita é um cão silencioso, late bem pouco e apenas em situações que entende como necessário, é um cão que por natureza é muito higiênico, não faz suas necessidades onde se alimenta e gosta de manter tudo limpinho. Reservado, mesmo quando filhote não é aquele cão que irá destruir as coisas de casa, até mesmo suas brincadeiras são menores e menos intensas comparada a outras raças do mesmo porte. Com outras pessoas costuma ser reservado mas nunca agressivo com excessão a casos de perigo.

Extremamente Inteligentes

O Akita possui uma inteligência sensitiva apurada, eles percebem rapidamente o que acontece no ambiente ao seu redor, inclusive o estado emocional de seus donos. Em treinos tendem a aprender com facilidade principalmente se os comandos forem utilizados com gentileza e incentivo. O Akita está entre as raças mais inteligentes do mundo.

Não é necessário ter grande espaço

Apesar de grande, o Akita não é um cão espaçoso se adapta muito bem a ambientes menores como apartamentos por exemplo, principalmente porque não costuma latir, é muito higiênico, é uma raça que não deixa cheiro no ambiente, tanto é, que é comum visitas não perceberem que mora um cão em casa. Tanto em apartamentos quanto em casas não só os Akitas mas todos os cães precisam ter uma rotina de passeios diárias para terem seu momento de descobertas e lazer, então, ter um Akita em apartamento não muda muitas coisas.

Guardião do lar e da família

Ao longo da sua história o Akita foi utilizado como cão de batalha e cão de guarda, porém, com o fim das rinhas a raça teve seu temperamento aprimorado e hoje eles são extremamente dóceis e só utilizam o ataque em extremos casos, como por exemplo, em situações em que percebem que a sua família está em risco, nesses casos chegam a atacar e o seu potencial lesivo é bem apurado apesar de não aparentar.

Historicamente Especial

O Akita Inú são extramente especiais no Japão tanto que chegaram a se tornar tesouro nacional. Antigamente somente pessoas muito dignas e merecedoras recebiam um Akita como Gratidão. É até hoje a raça mais amada e respeitada por lá é uma figura da história nacional e só quem tem um pode entender o porque ele é realmente tão diferenciado e especial.

Fatos e Curiosidades sobre o Akita

Fonte: Dogueiros